- Para reduzir a irritação anal, use uma toalha ou lenço umedecido em vez de papel higiênico.
- Pratique uma boa higiene anal com chuveiro de mão ou usando um produto de limpeza perianal.
- Aplique um protetor para a pele (para todos os fins) à noite, para aliviar a irritação da pele ao redor do ânus.
- Para dor anal ou movimentos intestinais dolorosos devido a uma fissura ou fístula anal, banhe suas nádegas em água salgada morna.
- Para ajudar a controlar a diarreia, os medicamentos antidiarreicos podem ser eficazes. No entanto, nunca tome nenhum desses medicamentos sem consultar seu médico.
- Para o desconforto relacionado à articulação, os médicos podem recomendar repouso da articulação afetada, bem como o uso ocasional de calor úmido. Exercícios de alongamento, como demonstrado por um fisioterapeuta, também podem ser úteis.
- Para reduzir a irritação de pequenas úlceras na boca (também conhecidas como aftas), enxaguatórios bucais medicinais podem ser úteis, juntamente com uma dieta equilibrada e um suplemento multivitamínico/mineral.
- Para ajudar a controlar os sintomas da dor, os especialistas afirmam que o paracetamol pode ser a opção mais segura para os pacientes com DII. Consulte o seu médico sobre as opções apropriadas de tratamento da dor.
- Lembre-se de cuidar de si mesmo. Durma bastante, coma bem e tire um tempo para recarregar e reduzir o estresse quando precisar.
Fonte: Manejando Crises e Outros Sintomas da DII