CONITEC abre Consulta Pública, PARTICIPE até 15/04/19!

CONITEC abre Consulta Pública, PARTICIPE até 15/04/19!

Consulta Pública nº 15/2019 sobre a Proposta de incorporação do Vedolizumabe para o tratamento de pacientes adultos com doença de Crohn moderada a grave pelo link https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php…

As sugestões encaminhadas irão auxiliar a CONITEC a construir a recomendação final sobre o tema

Até 15 de abril, pacientes, associações, profissionais de saúde e demais interessados poderão enviar opiniões sobre incorporação ao SUS do vedolizumabe para doença Crohn (DC).

A DC é uma doença do trato digestivo, crônica e sem cura, que pode se apresentar com lesões que vão desde a boca até o ânus. O medicamento analisado atua na inibição da inflamação intestinal, diminuindo os sintomas e as lesões locais. O Ministério da Saúde já disponibiliza corticosteroides, imunossupressores e biológicos anti-TNF para pacientes com DC, por meio do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.

A Secretaria Executiva da CONITEC ouviu a sociedade sobre os resultados obtidos com o tratamento disponível e identificou a necessidade de aumentar as alternativas terapêuticas, a fim de fazer frente aos casos em que os medicamentos deixam de fazer efeito ou para aqueles pacientes que apresentem intolerância ao tratamento ofertado.

Sensível à causa, a CONITEC está analisando se a inclusão do vedolizumabe pode responder a essa demanda, uma vez que apresenta mecanismo de ação diferente das opções disponíveis. Entretanto, não foram encontradas evidências que comprovem a superioridade desse medicamento em comparação aos já ofertados no SUS para o mesmo fim. Por isso, considerando que esse medicamento implicaria em um custo adicional sem comprovações na literatura de maiores benefícios, o Plenário recomendou inicialmente a não incorporação do medicamento. Acesse aqui, na íntegra, o relatório inicial.

As contribuições enviadas durante essa Consulta Pública poderão confirmar ou modificar essa posição. Participe e auxilie a CONITEC a construir a recomendação final.

Para participar, bastar preencher os relatórios no endereço: https://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas

John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.