FOPADII 2021

FOPADII virtual foi um sucesso

Venho aqui agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a fazer desse FOPADII virtual um sucesso: os patrocinadores, que são grandes parceiros nesta jornada, os colegas das várias especialidades, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, serviço social e, claro, o nosso foco principal, que são as pessoas portadoras de DII desse imenso Brasil, para quem dedicamos esse evento e todo o nosso trabalho. Muito obrigada também ao GEDIIB pela parceria e pelo apoio, tão fundamentais para um trabalho de excelência.

Nosso agradecimento mais que especial para todas as associações locais espalhadas pelo País, que são luz no caminho dos pacientes com DII. Que espetáculo ter os representantes das associações do Sul e Sudeste contando sobre suas demandas e realizações durante o nosso encontro virtual. Foi uma grande honra receber cada um de vocês. Cada associação de pacientes é uma estrela e, se brilharmos todos juntos, seremos uma constelação em favor de todos os que convivem com uma doença inflamatória intestinal.

Agora, vamos focar todos os nossos esforços para realizar o próximo FOPADII em Brasília, em 2022. Nossa meta é repetir o evento espetacular de 2019, que resultou na incorporação de três novos imunobiológicos para retocolite ulcerativa. Quero que todos os pacientes saibam que têm direito à maioria dos medicamentos, e vamos lutar pela correta liberação de todos os medicamentos disponíveis e aprovados pela ANVISA.

Assim que essa pandemia passar, queremos levar para Brasília representantes de todos os estados para mapear os problemas e fazer um dossiê sobre a DII no Brasil. Esse é o papel da ABCD: informar os pacientes sobre as doenças inflamatórias intestinais, mostrar quais são seus direitos, deveres e cuidados, falar de diagnósticos e tratamentos e, acima de tudo, lutar para que sejam respeitados e tenham uma vida com a máxima qualidade.

Um forte abraço,

Marta Brenner Machado
Presidente da ABCD


A história do Dia Mundial da DII e do Maior Roxo

Dr. Flavio Steinwurz
Ver detalhes


Breve História da DII, o que aprendemos e o futuro?
Dr. Claudio Fiocchi
Ver detalhes

Avanços no conhecimento da DII e integração no Brasil no modelo virtual – Perdas & Ganhos
Julia Assis e Alessandra Souza
Ver detalhes

Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021?
Dr. Rogério Saad
Ver detalhes

Apresentação dos presidentes das Associações Centro-Oeste e Sul/Sudente
Associações
Ver detalhes

Vacinas para Covid-19: Onde estamos?
Dra. Margareth Dalcomo
Ver detalhes

Encerramento
Dra. Marta Brenner Machado
Ver detalhes

COMUNICADO

São Paulo, 03 de abril de 2020.

A Diretoria e Presidência da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) vem através desta informar que tomou conhecimento há alguns dias de que após o I Fórum de Pacientes (FOPADII), ocorrido em Fortaleza nos dias 13 e 14 de março do corrente ano, alguns participantes vieram a manifestar sintomas supostamente compatíveis com COVID-19. É absolutamente lamentável estarmos obrigados a adicionar em nossa lista de preocupações, ainda a doença causada pelo coronavírus. Mas juntos, venceremos mais esta guerra.

Entendemos constituir dever desta associação, frente à pandemia global, sinalizar que embora com a presença de autoridades da secretaria de saúde local comunicando não haver, até aquele Momento, casos confirmados na cidade de Fortaleza, estamos cientes de que a cidade veio a ser, futuramente, sede de prevalência significativa de casos com a doença.

Desta forma, sugerimos que os presentes venham a observar potenciais sintomas que possam estar
alinhados com a pandemia global, veiculados nos melhores meios de comunicação de maneira completa, mesmo já fazendo 20 dias de nossa tão profícua reunião.

Atenciosamente,
A Presidência

 

Alessandra de Souza

Autora do blog Farmale, Farmacêutica Mestre em Biociências/UERJ, Membro Biored Brasil e do Conselho Editorial da Revista ABCD em Foco, Membro do Comitê Científico e Coordenadora de comunicação da ALEMDII, Colunista do blog Artrite Reumatoide, Parceira do Projeto Gastronomia na Promoção da Saúde/UFRJ e AAPODII, Voluntária GRUPAR-RP, EncontrAR e ARAR – Aliança Rara Rio.

 
 

Dr. Claudio Fiocchi

Palestra: Venha entender o futuro das DIIs

Dr. Fiocchi obtained his medical degree from the Santa Casa Faculty of Medicine in São Paulo, Brazil, and trained in internal medicine, immunology and gastroenterology. He is Professor of Molecular Medicine at the Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, and Professor of Medicine, Pathology and Pediatrics at Case Western Reserve University.

His interest is IBD pathogenesis, where he investigated immunoregulation, cytokines, cell interactions, angiogenesis, fibrosis, pediatric IBD and, more recently, systems biology. Dr. Fiocchi trained investigators from the USA, Europe, Asia and South America, and served as Associate Editor or Editorial Board member of Gastroenterology, Inflammatory Bowel Diseases, Digestive and Liver Disease, Current Opinion in Gastroenterology, and the American Journal of Physiology.

Dr. Fiocchi received the Premier Physician Award, Crohn’s & Colitis Foundation of America (1991), MERIT Award, National Institutes of Health, USA (1999), Honorary Membership, Portuguese Society of Gastroenterology (2005), Clifford and Jane Anthony Chair for Digestive Disease Research and Education (2007), Honorary Foreign Membership, Brazilian National Academy of Medicine (2010), the Henry Janowitz Lifetime Achievement Award in IBD, Crohn’s & Colitis Foundation of America (2010), Honorary Membership, Brazilian Federation of Gastroenterology (2011), Herbert Falk Award, Germany (2013), Truelove Lecture, International Organization for Inflammatory Bowel Disease (2017), Lifetime Achievement Award, Brazilian Group for the Study of Inflammatory Bowel Disease (2017), and Research Mentor Award, American Gastroenterological Association (2018).

 
 

Julia Assis
  • Cirurgiã Dentista pela UniFOA em 2000 com Especialização em Saúde da Família
  • Dentista da Família da prefeitura de Caratinga
  • Atuou como Coordenadora e professora do curso técnico em saúde Bucal da Rede Doctum
  • Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UNEC
  • Contribuiu na saúde pública como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga por oito anos
  • Fundadora, Presidente e Membro do Comitê Científico da “ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais”
 
 

Dr. Flavio Steinwurz

Palestra: A História do Maio Roxo

  • Hospital Israelita Albert Einstein
  • Master of ACG (American College of Gastroenterology)
  • Member of IOIBD (International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease)
  • President of PANCCO (Pan American Crohn’s and Colitis Organization)
 
 

Dra. Margareth Dalcolmo

Palestra: Vacinas para Covid-19: Onde estamos?

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (1978), Residência Médica em Pneumologia, Especialização em Pneumologia Sanitária pela FIOCRUZ em 1981; e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (1999). Pneumologista clínica com experiência em instituição pública e em prática privada. Possui experiência em conduzir e participar de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses (NIH, Global Alliance for TB Research). Foi criadora e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e foi Diretora do mesmo entre 2009-2012. É Membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde, e das Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School, de 2008 ao presente, além do Task Force em Novos Tratamentos da Tuberculose, de 2011-2015, e do Expert Group for Essential Medicines List da OMS, de 2015-presente. Membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais . Docente da Pós graduação da PUC-RJ. Foi coordenadora e é membro da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ. Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses. Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research Na pandemia da Covid 19: Membro do grupo assessor do MS na pandemia de COVID 19 na gestão do Ministro Mandetta. Membro do grupo assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre março e maio de 2020, e do Grupo ComCiência, do estado do Rio de Janeiro,coordenado pela FAPERJ.

 
 

Dra. Marta Brenner Machado

Palestra: Qual o objetivo do FOPADII

  • Presidente da ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
  • Coordenadora do Ambulatório de DII – PUC – RGS
  • Professora de Gastroenterologia PUC RS
 
 

Dr. Rogerio Saad

Palestra: Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021

  • Professor Livre Docente – Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP)
  • Chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB (UNESP)
  • Presidente do GEDIIB
  • Titular do GEDIIB, da Soc Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
  • Membro da Equipe Multidisciplinar em DII do HC da FMB
 

FOPADII VIRTUAL | 19 DE MAIO DE 2021 – 18H ÀS 21H30

18h00 às 18h15
Abertura : Qual o objetivo do FOPADII ?
Dra. Marta Machado

 

18h15 às 18h30
História do Maio Roxo
Dr. Flavio Steinwurz

 

18h30 às 19h00
Breve História da DII, o que aprendemos e o futuro?
Dr. Claudio Fiocchi

 

19h00 às 19h30
Avanços no conhecimento da DII e integração no Brasil no modelo virtual – Perdas & Ganhos
Alessandra de Souza – Blog FARMALE e Julia Assis – Presidente da ALEMDII
Quiz

 

19h30 às 20h00
Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021 ?
Dr. Rogério Saad – Presidente do GEDIIB
Quiz

 

20h00 às 20h30
Video com apresentação dos presidentes das Associações Centro-Oeste e Sul/Sudente
Dra. Marta Machado

 

20h30 às 21h00
Vacinas para Covid-19: Onde estamos?
Dra. Margareth Dalcomo-Fiocruz

 

21h00 às 21h30
Projeto FOPADII Nacional 2022
Dra. Marta Machado
Apresentação dos problemas mapeados pelo Brasil através da realização dos FOPADIIs Regionais
Dra. Marta Machado