Participantes aprovaram

 

“O evento foi muito importante, porque foram conhecimentos que, como agentes de saúde, ainda desconhecíamos. Minha vontade de conhecer e de ajudar é muito grande, e vou disseminar essa informação para todas as pessoas que desconhecem o assunto. Saio desse encontro com vontade de ser voluntária. Já atendi pacientes com DII, tanto infantil como adultos. Uma das pacientes que já atendi em visita domiciliar tem essas intercorrências. Embora eu já conheça, fiquei ainda mais interessada a partir de agora.”
– Vera Lucia Gomes da Silva, agente comunitária de saúde e técnica de Enfermagem da UaPS Anastácio Magalhães e Hospital Albert Sabin. 
veraluciagomes1230@hotmail.comverada@bol.com.br
“Saio daqui muito empolgada com tudo que aprendi. Somos 38 agentes comunitários de saúde na minha unidade de saúde, a maioria mulheres, e acompanhamos muitos pacientes com doenças crônicas, além de gestantes e crianças. A partir de agora, terei um novo olhar para os pacientes que acompanho e serei uma multiplicadora de tudo que aprendi neste evento. Conhecimento é tudo e informação salva vidas.”
– Silvani Crispim Gomes marinho, agente comunitária de saúde da UaPS Paulo de Melo Machado. 
silvanimarinho@yahoo.com
“Esse fórum foi de uma riqueza imensurável para o conhecimento das DII, porque nas visitas domiciliares, muitas vezes, nos deparamos com pacientes ostomizados e não temos o poder de informação para esclarecer possíveis dúvidas. Como agentes de saúde, acompanhamos hipertensos e diabéticos, e realizamos o monitoramento quanto à medicação orientando de forma que o tratamento seja eficaz. Enfim, estamos sempre fazendo essa ponte entre a unidade de saúde e os pacientes que, muitas vezes, não têm clareza quanto ao uso dos medicamentos. No posto de saúde em que atuo somos cerca de 20 agentes, divididos em três equipes de saúde da família, atendendo uma comunidade de aproximadamente 4 mil pessoas por equipe, onde provavelmente há pessoas com DII. A partir do FOPADII a nossa atuação será diferenciada, pois estaremos preparados e capacitados para lidar com essas doenças. Saio daqui agradecida demais pelas associações e pela doutora Marta, por estarem fazendo esse trabalho belíssimo e de grande importância. E que realmente possamos nos encontrar mais vezes para aprender e reciclar o conhecimento.”
– Ana Celia de Melo Silva é agente comunitária de saúde da UaPS Airton Montes. 
anaceliademelo.s@gmail.com
“Meu cunhado fez uso de bolsa de colostomia por três anos e eu o acompanhei no processo, porque teve algumas dificuldades de se adaptar. Eu não conhecia a doença inflamatória intestinal e, a partir daí, fui percebendo toda falta de informação, orientação, humanização e cuidados com esses pacientes. Fiquei frustrada por estar trabalhando na área e perceber que não havia conhecimento de ninguém sobre DII. Já orientei um outro paciente, mas a partir do que aprendi com o meu cunhado. Vou disseminar toda a informação que recebemos neste fórum, que foi muito importante. Saio inspirada deste evento.”
– Maria Valdenia Souza de Freitas, agente comunitária de saúde da Regional 3, UaPS Clodoaldo Pinto.
denia.freitasacs2@gmail.com
“Nunca tinha visto nada sobre a doença inflamatória intestinal até que minha sobrinha foi diagnosticada com a doença, há cinco meses. Fui convidada para a palestra do FOPADII e achei maravilhosa. Com esse conhecimento, vou conseguir ajudar muito os pacientes e vou disseminar essa informação para meus colegas. No entanto, seria ótimo se pudessem ministrar o curso para todos os agentes de saúde do município de Fortaleza. Na área em que atuo tem pessoas com esses sintomas e, a partir de agora, vou ficar mais atenta e em alerta para ajudar.”
– Maria Vania Narciso Matias, agente comunitária de saúde da UaPS Floresta/regional I.