Ações do GEDIIB em prol dos pacientes

Na abertura do I Fórum Regional Norte e Nordeste de Doença Inflamatória Intestinal (FOPADII), promovido pela ABCD em Fortaleza, no Ceará, o professor Caio Freire, coordenador do Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Geral César Cals e do Módulo de Gastroenterologia na Faculdade de Medicina da UniChristus, em Fortaleza, destacou a importância de conversar sobre as DII e difundir o tema com colegas da área de saúde, visto que são doenças pouco comuns. Segundo ele, o desconhecimento sobre as DII é um dos motivos do diagnóstico tardio de muitos pacientes, que passam por unidades básicas de saúde (UBS), por unidades de pronto atendimento (UPA) e por emergências em diferentes ocasiões até chegarem ao diagnóstico. “Só conseguimos diagnosticar doenças que conhecemos e, para muitos profissionais da saúde, a doença inflamatória intestinal é uma completa desconhecida”, afirma.

Representante do Grupo de Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) no Ceará, o médico destacou as diversas ações desenvolvidas, dentre as quais estão cursos de capacitação voltados para a atenção básica – como o que foi desenvolvido no I FOPADII Regional realizado pela ABCD. Também têm sido realizados mutirões de colonoscopia para ajudar no diagnóstico, pois há uma grande dificuldade de os pacientes da rede pública terem acesso a esse exame. “Esse é um retrato difícil e essas atuações do GEDIIB acabam tentando, de alguma forma, sensibilizar as autoridades e melhorar um pouco mais o acesso ao paciente”, assegura.

O GEDIIB também realiza eventos como a I Semana Brasileira de Doença Inflamatória Intestinal, programada para acontecer de 1º a 4 de outubro, em Campinas, que envolve profissionais de várias áreas. Para este ano, também estão programados o 69º Congresso Brasileiro de Coloproctologia (de 9 a 11 de outubro, em São Paulo) e a 19ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (de 21 a 24 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina). Em 2019, o GEDIIB atuou com 612 profissionais distribuídos pelo Brasil – sendo 26 do Ceará – com concentração maior na região Sudeste. O Grupo é formado principalmente por gastroenterologistas, embora também tenha profissionais de outras áreas envolvidas, como nutricionistas e enfermeiros, e tem como objetivo buscar uma melhor qualidade de vida para os pacientes com DII, além da excelência dos especialistas em doença inflamatória intestinal no Brasil.