FOPADII 2020

OBJETIVOS DO PROJETO

O I Fórum Brasileiro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais Regional tem como principal objetivo entender os obstáculos e dificuldades que o paciente com DII enfrenta em cada região do no Brasil, sejam eles de caráter físico/médico, emocional, psicológico, nutricional ou financeiro, bem como disponibilizar informações de qualidade para pacientes e familiares através de painéis interativos de debates.

Nossos debates buscarão entender o cenário atual de como o paciente brasileiro lida com a sua doença, incluindo aspectos do seu tratamento e como a doença impacta sua vida, além de sensibilizar os órgãos públicos quanto a estas dificuldades. 

COMO OS RESULTADOS PODEM SER UTILIZADOS

Os resultados do I FOPADII em suas regiões brasileiras, deverão contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas às DIIs, engajando parlamentares e gestores de saúde (pública e privada) de cada região. Também orientarão as atividades e prioridades da ABCD e outras associações voltadas ao paciente com DII, no que se refere à projetos junto aos pacientes, demonstrando suas sensíveis jornadas.

Marta Brenner Machado
Presidente da ABCD

COMUNICADO

São Paulo, 03 de abril de 2020.

A Diretoria e Presidência da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) vem através desta informar que tomou conhecimento há alguns dias de que após o I Fórum de Pacientes (FOPADII), ocorrido em Fortaleza nos dias 13 e 14 de março do corrente ano, alguns participantes vieram a manifestar sintomas supostamente compatíveis com COVID-19. É absolutamente lamentável estarmos obrigados a adicionar em nossa lista de preocupações, ainda a doença causada pelo coronavírus. Mas juntos, venceremos mais esta guerra.

Entendemos constituir dever desta associação, frente à pandemia global, sinalizar que embora com a presença de autoridades da secretaria de saúde local comunicando não haver, até aquele Momento, casos confirmados na cidade de Fortaleza, estamos cientes de que a cidade veio a ser, futuramente, sede de prevalência significativa de casos com a doença.

Desta forma, sugerimos que os presentes venham a observar potenciais sintomas que possam estar
alinhados com a pandemia global, veiculados nos melhores meios de comunicação de maneira completa, mesmo já fazendo 20 dias de nossa tão profícua reunião.

Atenciosamente,
A Presidência