Claro que a medicina consome a maior parte do meu tempo, mas sempre que possível gosto de aproveitar para apreciar um bom livro ou um filme interessante, ou mesmo ouvir uma boa música.
Dentre os vários livros que achei bons, tem um que recomendo, também por um aspecto muito especial: em 1987 e 1988 fui me especializar em doença inflamatória intestinal no Lenox Hill Hospital de Nova York, no serviço do Dr. Burton Korelitz, que trabalhou com o Dr. Burrill Crohn. Acontece que a filha dele, Jean Hanff Korelitz – que, naquela época, estava estudando literatura – há alguns anos se tornou uma famosa escritora.
Há cerca de 10 anos, ele me deu e li um livro dela chamado You should have known (Você deveria saber). Há dois anos, este livro foi transformado em uma minissérie da HBO, com o nome The undoing, estrelada por ninguém menos que Hugh Grant, Nicole Kidman e Donald Sutherland. A história é sensacional e tem ingredientes que fizeram parte da criação da autora, em uma tradicional família norte-americana de Nova York.
Gosto muito de filmes e alguns são inesquecíveis. O som do coração (August Rush), Fantasia (Fantasy), Lion: a longa estrada para casa (Lion), Grande Gatsby (Great Gatsby), Antes de partir (Bucket list), O pianista (The pianist) e A lista de Schindler (Schindler’s list) são as minhas sugestões para vocês.
Quanto à música, gosto muito de bossa-nova, música popular brasileira e de música clássica. É muito bom ouvir Tom Jobim e Vinicius de Moraes, mas tem horas em que Bach e Debussy penetram em nossa alma. Concertos para Brandeburgo, Tocata e fuga, Ária da corda de sol (minha preferida), La mer e Claire de lune são muito lindas.
Vou há muitos anos para Juquehy, um lugarejo no litoral norte de São Paulo. A praia já foi mais tranquila, mas continua sendo um lugar lindo e com ambiente familiar. Também gosto muito do Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa é um colírio para os olhos e tem, além das praias, museus espetaculares. O MAR – Museu de Arte do Rio, e o Museu do Amanhã são imperdíveis! O aquário do Rio também é maravilhoso.
Bem, espero que essas dicas possam ser úteis e que gostem das sugestões. Sei que gosto não se discute, mas tenho certeza que vão adorar todas essas sugestões se ainda não tiveram a oportunidade de desfrutá-las.